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Duas novas ambulâncias são entregues ao Samu de Santa Maria

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Foto: João Alves (Prefeitura)

Na manhã desta quinta-feira, a prefeitura de Santa Maria fez a entrega de duas ambulâncias zero quilômetro para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cerimônia aconteceu na Praça Saldanha Marinho. Os veículos irão substituir os que estão em uso e foram adquiridos por meio do Ministério da Saúde.  

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Cada ambulância está orçada em cerca de R$ 170 mil. Ambas são de suporte básico. Atualmente, o Samu de Santa Maria conta com cinco veículos, sendo um de reserva técnica. As que serão substituídas passarão para uso da Secretaria de Saúde. Há cerca de um ano, outras duas ambulâncias já foram substituídas.

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- Com essa renovação da frota, estamos dando continuidade a uma iniciativa muito importante, que é a regulação por Santa Maria, um projeto pioneiro no Estado e que é nosso compromisso com a população - afirma o prefeito Jorge Pozzobom.

A regulação do Samu por Santa Maria deve garantir mais agilidade nos atendimentos para a população local. Isso será possível por meio de um aditivo no contrato com o Instituto Masper, responsável por prestar o serviço no município, e através do Projeto de Regulação Compartilhada através de Centrais Acessórias de Regulação Remota, por meio de assinatura do Termo de Adesão,  conforme o Diário já havia divulgado.

De acordo com o Executivo, a previsão é que, nos próximos dias, o contrato aditivo com o Instituto Masper seja assinado. Conforme o Instituto Masper, os recursos serão para investimento na reestruturação do local que receberá a regulação - que seguirá funcionando ao lado do Pronto-Atendimento (PA) do Patronato - além do pagamento de novos profissionais, como médicos, e um novo software de encaminhamento e gerenciamento das ligações. A regulação por Santa Maria ocorrerá durante 12 horas diárias, e o santa-mariense seguirá acionando o serviço pelo número de telefone 192.

PROCESSO SELETIVO 
Para suprir a falta de servidores na Regulação Médica, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou, na última segunda-feira, um edital de abertura de inscrições para contratação emergencial de médicos para atuar no Complexo Regulador da Secretaria da Saúde, composto pelas Centrais de Regulação Hospitalar e Ambulatorial, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e de Transplantes. O período de inscrições estará aberto de 2 a 13 de setembro. 

A SES aponta que vem enfrentando problemas com a falta de servidores na Regulação Médica desde 2015, que é fundamental para o atendimento à saúde da população, pois atende diretamente o serviço de urgências (especialmente o Samu). Pelo Edital, estão previstas 28 vagas, podendo ser ampliada para até 40, com carga horária de 30 horas semanais. Os candidatos que preenchem os requisitos podem obter mais informações clicando aqui.

* Com informações da prefeitura e Secretaria Estadual de Saúde 

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